Mulheres que me inspiram e podem te inspirar

August 12, 2020

 

Quando recebi o desafio de falar sobre o tema fiquei bastante pensativa. Começar do zero costuma ser um grande desafio, mas ser desafiada é sempre uma ótima oportunidade de treinarmos nossas habilidades.
Encontrei diversos significados para a palavra INSPIRAÇÃO, porém, no meu ponto de vista, neste contexto o que melhor cabe é ensinado na fisiologia. A fisiologia diz que INSPIRAÇÃO é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões.
O ar nos pulmões é importante para que haja vida e sem ar nós não vivemos. Dessa forma, inspiradoras são as pessoas cujos movimentos permite a entrada de ar em nossos pulmões.
Nós seres humanos precisamos de inspirações para viver, produzir e até mesmo para sermos nós mesmos.

 

 

"Começar do zero costuma ser um grande desafio, mas ser desafiada é sempre uma ótima oportunidade"

 


 Admiro tantas mulheres maravilhosas e poderia falar sobre a incrível Oprah Winfrey e sua história de superação. Poderia falar sobre  Beyoncé e de seu humilde começo no grupo Destiny Child . Quem sabe, talvéz fosse melhor falar de Whitney Houston ou Anita Baker donas de vozes únicas do Soul e do R&B.
Levaria tempo para falar de mulheres que admiro como a Whoopi Goldberg, Alice Walker, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Dona Ivone Lara, Maria Firmina dos Reis, Jovelina Pérola Negra, a professora Iolanda de Oliveira e tantas das antigas e outras mais novas, mulheres notáveis famosas ou anônimas de diferentes áreas.
 Apesar de falarem que não temos referências, se prestarmos bastante atenção, veremos que em todos os setores teremos uma referência. Caso contrário é nossa função ser referência. Por isso decidi fazer um texto diferente. Escolhi falar não das referências públicas, mas daquelas que temos no nosso dia a dia, mulheres cujas  histórias nos são acessíveis, nossas ancestrais. Mulheres que apesar de suas dificuldades, com resiliência, garra  e determinação alcançaram seus objetivos.

 

"Nossa função é ser referência"


 Falo das mulheres que foram sequestradas e afastadas de suas famílias levadas para lugares desconhecidos e mesmo sem raízes floresceram de tal forma, que hoje estamos aqui. Falo das nossas avós que com suas limitações e forças nos deixaram como herança lições de empreendedorismo, resistência, foco, determinação.
É importante contarmos nossa história, pois percebo que as pessoas e nós mesmos temos o hábito de enaltecer as histórias dos outros e desprezar as nossas. 
Em momento algum tenho a pretensão de apagar o brilho das famosas elas têm sua contribuição, mas não podemos esquecer que antes delas vieram outras desbravadoras como nossas avós, mães, tias e com isso não podemos esquecer as pessoas que estiveram ao nosso lado, as referências diretas e indiretas.
Talvéz você me questione:
-Mas minha avó, mãe, tia não chegaram nem perto do que eu quero para minha vida?
E eu digo:
- E quem disse que as referências são só financeiras?
Referência pode ser de determinação, foco, de mulheres que traçaram suas metas correram de encontro ao que escolheram viver e que por vezes com pouca "instrução"  podem nos ensinar muito.
Por ter tido na família mulheres inspiradoras que abriram o caminho onde só havia mato é que hoje nós podemos alcançar as coisas que almejamos caminhando por uma estrada que fora pavimentada com esforço,suor, lágrimas e poder ancestral.
Gratidão por ler até aqui.
E finalizo com a frase de mais uma mulher preta incrível que me inspira. 

 

 

 

 

"Toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres."

                                                                                                                   

                                                                                                                          Maya Angelou

 

 

 

 


Ana Helena A Souza
Psicóloga CRP 05/39678 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo

Oportunidade X Possibilidades: Qual é Sua Atitude de Vida?

June 3, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Posts Recentes

January 24, 2019

November 16, 2018

November 12, 2018

Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Siga em nossas redes
Please reload

  • Cinza Google Places Ícone
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Edvaldu Neto - Direitos reservados a BlackCoachBrasil

Contato